domingo, 22 de maio de 2011

Abelha Jandaíra


Hoje, recebi um surpresa agradável. Fui agraciado pelo senhor Paulo Menezes, do Meliponário Mons. Bruening, de Mossoró-RN, com a terceira edição do livro "Abelha Jandaíra", de autoria do Mons. Bruening.
Esse fato é digno de registro, pois esse tesouro literário chegou-me à mão através de uma biblioteca local, há quinze anos atrás, de maneira inusitada. Daria para escrever um outro livro somente narrando os pormenores desta época em que eu estava totalmente interessado pelo mundo das abelhas, com ênfase na abelha Jandaíra, que faz parte da cultura sertaneja do interior do meu estado. E um maior conhecimento teórico acerca das ditas abelhas indígenas só se tornava possível, por essa época, através de livros específicos, revistas, reportagens na televisão, etc. A Internet ainda não existia por esse tempo. E o encontro com esse livro (a 1ª edição) do Mons. Bruening veio a preencher esse vácuo que era ter uma literatura voltada para essa abelha de forma específica.
E hoje, nessa terceira edição editada pelo Sebrae-RN, temos um livro onde, além do conteúdo em sua íntegra da 1ª edição, há uma pequena biografia sobre o Mons. Bruening, ratificando o que já se constata sobre o mesmo em termos de espiritualidade e conhecimento prático de manejo quando se lê o conteúdo da obra. E ao final, em um capítulo à parte, um curso sobre meliponicultura com o senhor Paulo Menezes.
Existe um link da 1ª edição do livro em sua íntegra no outro blog de minha autoria, disponibilizado pela Coleção Mossoroense, primeira editora em que o livro "nasceu", e também disponibilizo o acesso ao livro sob a forma de PDF pelo link:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.colecaomossoroense.hpg.ig.com.br/jandaira.pdf
Para os que, assim como eu, desejam obter e enriquecer a própria biblioteca com esse livro ímpar na sua forma tradicional, creio que o mesmo pode ser adquirido através do Sebrae, que deve vender e remeter o livro para os interessados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário