terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Montanhas e Lembranças



Sempre gostei das montanhas, que também são chamadas de serras. E esse encanto pelas serras talvez tenha nascido no tempo de menino, quando passava as férias na casa de parentes no interior do estado em que o quintal da casa onde nos hospedávamos acabava numa serra, ou a serra começava a partir dos quintais das casas. E no cume daquela serra havia um Cruzeiro que nunca tive a oportunidade de visitar, dada a minha curiosidade que era fomentada pela aventura da escalada daquela encosta. Mas meu pai nunca permitiu, alegando que nas trilhas haviam cobras. Um dia ainda irei escalar aquela serra.
Na mesma casa, numa manhã meio que fria com cheiro de café torrado e moído na hora e levado ao fogão à lenha, abri a porta que dava para a rua e olhei para as serras ao longe e me chamou a atenção que nos cumes das mesmas houvesse algo branco, parado, parecendo nuvens, mas que tão paradas no mesmo lugar, só poderia ser neve. Na minha imaginação infantil de então, regada pelos filmes da TV, aquilo só poderia ser neve, o que foi confirmado por um primo mais velho que não teve coragem de desfazer o brilho no olhar do primo mais novo.
E muitas serras vieram durante a minha vida. Umas mágicas, outras fascinantes, e mais outras inesquecíveis. A serra é uma parte do relevo que realmente me chama a atenção.
Poderia descrever cada particularidade em algumas serras especiais que visitei, mas que de repente se tornaria enfadonho e cansativo lembrar e descrever nesse blog. Mas além de serem uma parte do relevo que ganha destaque, um dia me deparei com a constatação de que montes, montanhas, lugares mais altos em termos geográficos sempre foram lugares em que acontecimentos extraordinários, espiritualmente e religiosamente falando, teriam a predileção de acontecer, levando em consideração as narrativas bíblicas.
Nesse contexto da espiritualidade, poderíamos levar em consideração os lugares mais altos em termos geográficos apenas como um simbolismo, algo como a significar ou simbolizar que os lugares mais altos estariam mais próximos do céu, tendo, assim, essa maior afinidade e facilidade de acontecerem fatos extraordinários. Mas pelo que podemos constatar, lugares mais altos carregam literalmente essa capacidade de fornecer momentos afeitos à espiritualidade. Então, estar em uma serra, além do deslumbre com a riqueza natural temos uma possibilidade maior de adentrar numa perspectiva mais afeita à espiritualidade.
Apenas um texto "confeccionado" nesse instante, como lembrança boa do tempo de menino e das aventuranças.

2 comentários:

  1. Amigo Frank,

    parabéns pela bela postagem,realmente emocionante,principalmente pra quem tem origem rural...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, obrigado pelo elogio. Realmente a minha veia ecológica talvez tenha nascido desse ambiente natural ao qual passava as férias quando garoto, e que mesmo morando em um meio urbano desde o nascimento guardo essas lembranças e conheço de perto a realidade do meio rural. Um abraço.

    ResponderExcluir