segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O Bonsai Seria Ético?


No que pese o meu respeito à cultura oriental (já que o bonsai faz parte da cultura japonesa e chinesa) e mesmo sendo um admirador de tais culturas, vou apenas discorrer sobre uma questão que depois de entender direito sobre as técnicas utilizadas para a obtenção de um bonsai é que me dei conta que uma intervenção em um planta para a mesma propiciar um resultado bonito aos olhos pode ser algo antinatural ao extremo.
Houve um tempo em que devido ao meu interesse pelo mundo das abelhas sem-ferrão, esse interesse me levou a ver as plantas com outros olhos. E o bonsai fatalmente entraria no rol das plantas cultiváveis e acessíveis para tais abelhas. E ainda tentei cultivar uns bonsais desde uma muda de planta, geralmente frutífera, para treinar a tão conhecida paciência oriental e ter ao alcance dos olhos uma parte da natureza que poderia até mesmo ficar no interior de casa. Essas tentativas não lograram êxito, pois as mudas sempre morriam. Talvez por falta de um adubo, ou por não conseguir fazer o corte das raízes no momento certo.
Tirando qualquer imbróglio numa vertente mais ligada à espiritualidade que mais tarde também pesaria na questão, abandonei a ideia de sequer adquirir um bonsai "adulto" por considerar que os meios empregados para cultivá-los poderiam ser totalmente tomados como uma forma de tortura, pois arames são empregados como meio de contenção do crescimento do tronco e dos caules.
Mesmo assim, ler um pouco sobre os bonsais nos traz um tipo de conhecimento que era uma das razões para o desenvolvimento e manutenção dos mesmos. Há uma lenda dando conta que a origem dos bonsais deveu-se à observação de pequenas árvores que se encontravam nos cumes das montanhas e devido à ação dos fortes ventos aliado a um solo pedregoso e difícil para desenvolver raízes, já que os altos cumes das montranhas geralmente apresentam esse tipo de relevo, essas pequenas e belas plantas seriam consideradas como um exemplo de beleza e por isso dignas de serem replantadas em bandejas e usadas como um objeto a ser contemplado.
A foto acima foi feita a partir de meu aparelho celular que não possui uma resolução muito boa em uma feira de plantas ornamentais que sem querer me deparei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário