sábado, 16 de outubro de 2010

Avanço do Mar


A foto é recente e mostra um fato observado desde o ano passado na praia do Icaraí/Ce., haja vista que o avanço do mar aconteceu de forma quase abrupta, e o condomínio mostrado na foto ficava a mais de cem metros do mar, e hoje a distância se tornou muito pequena. A foto é diminuta mas, acho que dá para notar um cano de água aflorando da pequena duna, que se tornou uma testemunha que tal avanço implementou nas barracas de praia próximas, que tiveram que recuar terra adentro. Dizem que tal avanço deveu-se às intervenções humanas em outros locais da costa litorânea. em que o mar teve que compensar a perda de algum território para o homem "invadindo" outro local da costa. Há também os que apontem a causa ao degelo que ocorre nas calotas polares por conta do aquecimento do planeta; o certo é que uma paisagem se modificou e hoje transforma-se em ameaça para as construções feitas nesse pedaço do litoral. E já existem notícias que providências estão sendo tomadas pelas autoridades constituídas, com o fito de evitar a progressão do avanço, fato constatado in loco, onde uma tecnologia utilizada nos EUA com enorme sucesso está sendo usada por essas bandas.

2 comentários:

  1. Realmente a nova tecnologia usada no Icaraí fez resurgir a areia da praia do Icaraí. Quem quiser ver é so conferir na Av. Litorânea entre as barracas Peixe Frito e Ipacaraì.

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, primeiro constatei a notícia em um jornal local, e depois conferi no local em um feriado passado, e a tecnologia utilizada tem tudo paara dar certo. Abraços.

    ResponderExcluir