domingo, 27 de fevereiro de 2011

Mata Atlântica à Esquerda


Não vem ao caso o local desta Mata Atlântica, mas descrever o significado da inspiração provocada pela Mata Atlântica, que em meu estado se encontra nas porções restritas dos relevos mais elevados em termos geográficos.
Já aconteceu de me encontrar subindo esse relevo pela rodovia existente e me inspirar pela paisagem e clima à volta, chegando a me transportar espiritualmente para uma época em que era um garoto e que aquela imagem em volta se associava plenamente naquele momento. Me via nas famosas curvas da Estrada de Santos cantada em verso e prosa e me imaginava na atmosfera cultural daquele tempo.
As curvas da Estrada de Santos viria a conhecer alguns anos mais tarde, e essas curvas traziam, realmente, muita Mata Atlântica e muitos túneis naquele relevo acidentado.

2 comentários:

  1. Amigo Frank,
    parabéns pela postagem,realmente a nossa mata atlântica,também está sendo derrubada,principalmente pela especulação imobiliária...,que só visa o lucro e as nossas autoridades nada fazem para evitar essa tragédia anunciada...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, concordo com vc. Mas em meu estado a Mata Atlântica se localiza em uma área restrita que coincide com uma área de sítios destinados a veraneio, e são propriedades que, por incrível que pareça mantêm a mata nativa e mesmo na época da cultura do café, o mesmo era o chamado "café ecológico", cultivado sob a mata nativa e longe de defensivos agrícolas e por isso mesmo tido como orgânico e exportado para o exterior. Quer dizer, há uma preservação ambiental. Ao passo que na região acima, que fotografei, trata-se da Zona da Mata, que há muito sofre com a especulação imobiliária e com a monocultura. Isso desde à colonização do Brasil. Um abraço e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir