domingo, 20 de fevereiro de 2011

Visão


Numa manhã de domindo, logo cedo, é possível refletir sobre as visões de mundo sendo contruídas ou alicerçadas a partir do local geográfico em que se encontram os homens, pois nesse dia em especial, de pouco movimento urbano, tem-se uma semelhança de ambientes.
A visão do homem do sertão, ou do homem que vive em um contexto mais rural é uma visão construída a partir do contato direto com os elementos naturais, pois desde que acorda o sol parece ser o despertador natural, que junto ao galo que canta remete à lembrança de que um novo dia está a acontecer. E o tempo corre diferente. Como também os afazeres são diferentes. E o contato com os elementos naturais continuam dia afora, pois temos que há a ordenha do leite, há o capinar do campo para a preparação do solo, e uma gama de afazeres em que os elementos naturais ficam ao lado, numa relação direta de contato. E o homem que vive no campo acaba, por sua vez, ganhando uma experiência precoce em termos espirituais, ao ter um estilo de vida que está em contato direto com os elementos naturais.
Ao passo que os homens urbanos têm como base o que propagam os números, o que propaga a mídia, o salário, o lucro, toda uma produção que faz com que os olhos dos homens urbanos estejam voltados diuturnamente para esses elementos.
O homem do campo tem as árvores, que são uma "propaganda" dos frutos que elas armazenam. O homem urbano tem os letreiros luminosos a lembrar dos produtos a serem consumidos.
Em qual dessas visões haverá uma maior possibilidade de abertura para uma visão Macro do mundo e da vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário